quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BATATA DOCE ASSADA

Vai uma batata doce assada?

É mais um cheiro de Outono, a minha estação preferida. As batatas doces trazem-me boas recordações de infância.
Aos sábados de manhã levantava-me cedo para ver desenhos animados, ainda inofensivos, na televisão, enquanto esperava que os meus pais trouxessem do mercado farturas e por esta altura, batata doce assada. Às vezes, também eram assadas no forno da padaria.

O ano passado ainda as vi assadas no supermercado, mas este ano só aqui em casa mesmo.

Para comer basta retirar a pele, que no fim de frias, se destaca facilmente. Outra utilização da batata doce assada é em substituição da cozida. Tal como a abóbora assada, o sabor fica mais intenso do que obter o puré por cozedura. Tarte, broas, merendeiras...

Fiz assim...

BATATA DOCE ASSADA



INGREDIENTES
batata doce

PREPARAÇÃO
Lavar as batatas, se for preciso com uma escova, em água corrente.
Levar a assar em forno pré-aquecido a 180ºC, num tabuleiro.
Virar as batatas quando tocadas se sentir a pele a soltar, enfolada. Deixar assar até estarem macias.
Deixar arrefecer no tabuleiro.



Outras fornadas...

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Assar batatas a mais do que as se vão usar, descascar no fim de frias e congelar num saco. Quando for preciso fazer um puré, bata descongelar totalmente e passar pelo passa-vite ou semelhante. Assim rentabiliza-se o gasto do forno.

9 comentários:

  1. Cá em casa comêmo-las de sobremesa, como se fosse um docinho de tão doces que ficam. A receita é exactamente a mesma, mas nunca cosigo fazer com que esfriem totalmente ou que sobrem... É só vê-las desaparecer...!

    ResponderEliminar
  2. Ai, gosto tanto.... só não como mais vezes, pq demoram imenso tempo a assar. A minha mãe conta que antigamente se comia batata doce frita, às rodelas (nunca provei).

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro batatas doces, e como-as algumas vezes.
    As suas estão lindas.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso as batatas doces assadas tambem me fazem lembrar a minha infancia. Especialmente quando a minha avo as fazia para fazer o recheio das empanadilhas.

    ResponderEliminar
  5. Adoro batata doce assada, são deliciosas :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro!!!!Cá em casa também é frequente usar como sobremesa, só assim. Mas são óptimas para confeccionar outros doces como empanadilhas, doces de colher, pudins, sopas, batatas fritas, etc
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. epá tenho mesmo de comprar. o meu xuxu adora isso!

    ResponderEliminar
  8. Tenho andado a perder muitas delícias!

    Adoro batatas doces de todas as formas e essas ficaram bem assadinhas :)

    ResponderEliminar
  9. por acso nunca assei em casa.
    mas a minha mae assa por vezes e xsao bem boas:-)
    bom fim de semana

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!