segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GINJINHA

Há quem goste de comer ginjas, eu só em licor ou doce. Com elas ou sem elas, na garrafa, ginjinha é portuguesa.
Como as ginjas têm sabor acre, com açúcar tornar-se mais agradável, o doce é óptimo a acompanhar um queijo fresco de vaca ou cabra, ou uma simples tosta.

Este ano tive alguma fartura de ginjas e fiz várias garrafas usando diferentes métodos. Este aqui é o que elegi não só pelo sabor como pela facilidade. Noutros métodos descaroçam-se, pisam-se ou cozem-se em calda ou não e só depois ficam em repouso na aguardente. Alguns métodos recomendam que se junte logo o açúcar, outros depois, alguns pedem que se deixe ficar parte do pedúnculo (pé) da ginja, outros ainda que se exponha a garrafa ao Sol, outros por outro lado, pedem escuro...
Este método é simples e prático com resultados garantidos.
Usar ginjas sãs e maduras, as minhas poderiam estar um pouco mais maduras, mais foi um salve-se quem puder, uma luta pelo poder, e os pássaros iam levando a melhor!

Fiz assim...

GINJINHA


INGREDIENTES
400g de ginjas maduras
300ml de aguardente
100ml de vinho tinto
1 pau de canela
2 cravinhos

400g de açúcar

PREPARAÇÃO
Numa garrafa grande de boca larga colocar as ginjas sãs, lavadas e sem pedúnculo, a aguardente, o vinho, a canela e os cravinhos. Deixar em infusão 2 semanas, em local escuro, agitando de 2 em 2 dias.
No fim das 2 semanas adicionar o açúcar e deixar repousar 1 mês, revolvendo o frasco para dissolver o açúcar de 2 em 2 dias no início.

Querendo a ginjinha sem ginjas, coar através de papel de filtro (ou filtro de café de papel) para a garrafa de vidro desejada. Querendo com ginjas, no fim de coado, adicionar algumas ginjas (máximo 1/4 da garrafa).
Etiquetar.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- As quantidades indicadas podem ser alteradas para a garrafa onde se irá preparar o licor (uso uma garrafa 750ml de boca larga da polpa de tomate) ou consoante o gosto, mais adocicado ou alcoólico.

10 comentários:

  1. Que bela ginjinha. O meu pai adora mas eu nunca me atrevi a fazer poia achei que seria sempre muito difícil mas com a sua receita vou tentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto mas não me faz muito bem ao organismo he he

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está o que é!!!
    Eu gosto muito de ginginha, de ginjada.. de ginjas!! Enfim.. Gosto de tudo o que tenha a ver com Ginjas!!
    Ainda nunca me atrevi a experimentar o Licor.. mas a ver se o faço para o ano!! (Já que infelizmente este já não dá.. porque já não é altura delas :S)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Nós aqui em casa fazemos todos os anos. A receita é da família e tem várias alterações quanto à quantidade dos ingredientes, mas não me lembro bem quais.

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está um fantástico presente "gourmet"!!
    Lembro-me de há muitos anos haver ginjinha em casa do meu Pai, já não me recordo é se era ou não caseira.
    Gostei :)

    beijoqinhas
    Sónia

    ResponderEliminar
  6. ai, ai, ai...
    Eu sou daquelas que vou a Lisboa ao Rossio aquela tasca ao pé do teatro beber uma ginginha rodeada de velhos bebados e turistas!!

    Maravilha, adoro!!

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro uma ginjinha servida em copinhos de chocolate e acompanha das belas paisagens de Óbidos, não há melhor mesmo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Tu adivinhaste os meus pensamentos anda-me mesmo a apetecer uma ginginha, esta é virtual mas é linda, adorei a receita...saúde

    ResponderEliminar
  9. Ginginha assim caseira deve ser uma delícia e também um perigo hehe

    ResponderEliminar
  10. ginjinha caseira deve ser do melhor. que delicia.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!