sábado, 1 de agosto de 2009

ARTISAN BREAD NA MFP

Já há tempo tinha assado a massa do No-knead Bread na MFP, mas o resultado, embora bom, não foi superior aquando assado no forno.
Como as massas do No-knead Bread e do Artisan Bread in five minutes a day são parecidas, sendo esta última mais consistente, resolvi experimentar outra vez com uma sobra de massa refrigerada. O resultado foi melhor do que o No-knead Bread, com um senão, a massa do Artisan Bread no forno assa mais depressa.

Assim, aconselho este método se for apenas para assar um pão, pois a MFP é mais económica do que o forno. Em caso de se querer assar dois pães, então o forno acaba por ser mais económico, pois assa durante menos tempo e dois pães em simultâneo.

O pão constinua a manter o miolo elástico e resistente, com poros bem abertos e definidos, típico de um pão de água.
No fim de assar na côdea da base e laterais são visíveis os poros (ver foto) da longa fermentação. A côdea está crocante ainda mas acaba por amolecer, mas para mim é óptimo. Então torrado... Esta é uma vantagem da MFP, pois ao moldar um pão quadrangular permite optimizar o espaço da torradeira/sandwicheira.

Este pão assado na MFP torna-se rápido de fazer, pois a massa já está pronta e refrigerada. Tem vantagem em relação ao Pão ultra-rápido, pois a qualidade é superior. O Pão rápido é bom para comer na hora, enquanto morno, p. e., mas de um dia para o outro fica com o miolo seco e com textura muito fina, esfarelando-se facilmente, devido ao fraco desenvolvimento do glúten, porque é pouco amassado e à baixa fermentação pelo pouco tempo de espera. O Artisan Bread na MFP mantém a maciez e a textura mais grosseira, uma vez que a massa foi levedada durante várias horas/dias.

Pode ser feito apenas com farinha de trigo T65 ou com mistura de farinhas de outros cereais, como o centeio ou com 1 colher (sopa) de farinha de alfarroba, p. e..

Fiz assim...

ARTISAN BREAD NA MFP


INGREDIENTES
+/- 700g de massa da receita base do Artisan Bread
sementes (para a cobertura - opcional)

PREPARAÇÃO
Retirar uma porção de massa do frigorífico e moldá-la repidamente, sem grandes amassos na pedra enfarinhada. Formar uma bola.
Retirar a pá da forma da MFP e ligar a MFP no programa "Assar" durante 5min.. Desligar a MFP e colocar a bola de massa na forma. Se for o caso de quere cobrir com sementes, pulverizar/pincelar um pouco de água/manteiga derretida e espalhar as semente. Fechar a tampa e deixar levedar 20-30min..
Sem abrir a máquina, seleccionar novamente o programa "Assar" deixando prosseguir até ao fim.
Se desejar uma côdea mais escura e mais crocante no fim deste ciclo, deixar assar mais 15min..

Retirar o pão e deixar arrefecer sobre uma grelha.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Fatiar o pão só no fim de frio, se conseguir, lol, com uma faca de serra larga para que as fatias fiquem direitinhas.

11 comentários:

  1. Bem prático!
    E não há dúvidas que é bem superior ao pão rápido.

    Obrigada por mais estas dicas.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bom!

    A técnica de dar um leve aquecimento e depois desligar para o pão poder levedar é excelente.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ai que este 'Artisan Bread' é super versátil! Pensei que na mfp não ficasse tão bom como no forno, mas pelo que parece resulta muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Este pão já é para mim :p

    Tentei fazer "manualmente" mas a coisa nunca me corre bem...não nasci para ser Padeira, por isso comprei a MFP!

    Bjitos

    ResponderEliminar
  5. Bem com esta deixa da MFP acho q é desta q me aventuro tb neste pão :):):)

    ResponderEliminar
  6. Bem, isso é que tem sido um tal fazer experiências com o artisan bread in 5 minutes.
    Cabecinha pensadora! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sempre com óptimas sugestões para o pãozinho!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez tenho que lhe agradecer as suas fabulosas receitas. Além de simples são sempre um sucesso. experimentei o pão doce e o artisan bread ambos estão aprovadissimos, o artisan bread até já fiz com umas ligeiras alterações. Também já fiz as tostas com esta massa e ficam muito boas. Coloquei estas receitas no meu blog, espero que não se importe (é claro que fiz referência á fonte).
    Xinda

    ResponderEliminar
  9. Fiz ontem pela primeira vez a massa de Artisan Bread e depois assei na MFP, mas na verdade o pão pouco cresceu... será porque usei a massa logo após as 2h de descanso? A minha MFP é Selecline e não tem o programa assar, por isso usei o "aquecimento", sendo o único que não amassa. Será que fiz bem? De qualquer maneira estáva bom quando o comemos ao peq-almoço mas pequeno e suponho que se crecer mais, fica mais fofo. Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  10. Ana - Sim, pode ser isso mesmo. Como a quantidade de fermento é pequena, as 2h poderão não ser suficientes. Nunca o assei na MFP logo de seguida, sempre retirando do frigorífico.
    Peço que tente uma vez mais antes de desistir.
    :)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!