quarta-feira, 13 de agosto de 2008

CHEESECAKE LIGHT DE MANGA

É verão, todos gostamos de sobremesas com fruta e de preferência com pouco açúcar.
A manga dá a cor do Sol a esta sobremesa não pecaminosa.

Este cheesecake tem sabor a Mousse de manga, pois os ingredientes são basicamente os mesmos, apenas leva queijo fresco batido (não é o tradicional queijo fresco, é aquele que parece iogurte) e é montada em forma com base de bolacha. A base não é a tradicional de bolacha maria e manteiga, esta foi feita com bolacha de água e sal, menos açúcar ainda.

Pode ser feito normalmente sem adoçante e com a clássica bolacha maria que realçará o sabor da manga.

Fiz assim...

CHEESECAKE LIGHT DE MANGA

Fiz assim...

INGREDIENTES
Para a base:
250g de bolacha cream cracker
100g manteiga amolecida

Para o creme:
5dl de queijo fresco batido magro Phoenicia
15g de adoçante Canderel (ou o equivalente a 150g de açúcar noutro adoçante)
2 iogurtes naturais magros
3dl de polpa de manga
7 folhas de gelatina
2 colheres (sopa) de sumo de limão

Para a cobertura
1.5dl de polpa de manga
1 folha de gelatina

PREPARAÇÃO
Num almofariz esmagar as bolachas até ficar tipo pão ralado. Misturar com a manteiga amolecida e colocar no fundo de uma forma de mola, forrada com papel vegetal. Calcar bem a bolacha.

Demolhar a gelatina em água fria, 5min..
Numa tigela grande, colocar o queijo e mexer, juntar o adoçante e os iogurtes. Bater com uma vara de arames para eliminar quaisquer grumos. Adicionar a polpa de manga, o sumo de limão e a gelatina (dissolvida num copo baixo com 2 colheres (sopa) de água fervente). Mexer bem.
Colocar por cima da base de bolacha e levar ao frigorífico para solidificar.

No fim do cheesecake estar no frio algum tempo...
Demolhar a gelatina em água fria, 5min. e dissolvê-la num copo baixo com 1 colher (sopa) de água fervente. Dissolver bem e juntar à polpa de manga.
Colocar por cima do cheesecake, espalhando uniformemente rodando a forma.

Deixar no frigorífico algumas horas, de preferência de 1 dia para o outro.

Na altura de desenformar, passar uma faca por dentro da forma, abrir a mola da forma e com a ajuda de uma espátula grande e fina, retirar o papel e colocar num prato de servir.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Para forrar o fundo da forma de mola com papel vegetal corta-se um pedaço de papel quadrado, maior que o diâmetro da forma, coloca-se por cima do fundo e fecha-se com o aro, ficando as sobras de papel do lado de fora (pode-se cortar o excesso);
- Pode-se substituir o queijo fresco batido magro Phoenicia por outro tipo Philadelphia Light, colocando 2 embalagens (2 x 200g) e retirando uma folha de gelatina;
- Escolher a lata de polpa de manga de 450g assim dá para o creme e cobertura. Se escolher a lata grande pode sempre congelar o que sobrar para outra sobremesa, batido ou outro;
- Enfeitar com fatias de manga em volta do prato.

7 comentários:

  1. Tem um óptimo aspecto!Nhammm,nham...
    Cm eu sou um desastre a desinformar o q quer q seja, faço os cheesecakes logo directamente no prato de servir...assim, basta tirar os aros da forma de mola á volta :-)

    ResponderEliminar
  2. Adoro cheesecake mas nunca comi de manga... e é das minhas frutas favoritas ;)

    ResponderEliminar
  3. Que receita bonita e com manga deve ter ficado ótimo!
    Bjks

    ResponderEliminar
  4. não resisto a mandar outra mensagem.....vou a correr comprar os ingredientes q me faltam na despensa pra experimentar esta delicia!acho q vou engordar....aiaiaiai
    c tantas receitas de cheesecakes.....vou experimentar todas....aqui em casa somos fãns deste tipo de sobremesa e há dias fiz um de limão q é uma delicia tb!tive de repetir logo de seguida pois o pessoal adorou! até breve sp à espera das suas receitas maravilhosas q dão sp certo!!!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!